Coro de 'sem anistia', valorização da cultura regional e dueto entre BaianaSystem e Rachel Reis marcam pré-Micareta de Feira
30/04/2025
(Foto: Reprodução) Evento incluiu ainda Dionorina, Quixabeira da Matinha e Lazzo Matumbi na programação, que antecipa Carnaval fora de época em Feira de Santana. Russo Passapusso e Rachel reis cantam juntos na prévia da Micareta de Feira de Santana
BaianaSystem e Rachel Reis foram as grandes atrações da pré-Micareta de Feira de Santana, realizada na noite desta quarta-feira (30), na Praça da Padre Ovídio (Matriz), no centro da segunda maior cidade da Bahia. Uma multidão se reuniu para assistir ao evento gratuito, que incluiu apresentações de Dionorina, Quixabeira da Matinha e Lazzo Matumbi.
Entre os destaques dos shows, houve reforço do coro "sem anistia" durante o show da baida BaianaSystem. Há alguns meses, fãs do grupo têm aproveitado as apresentações para se manifestar contra os projetos que tentam anistiar os cidadãos acusados de tentar promover um golpe de estado no dia 8 de janeiro de 2023.
Confira programação completa da Micareta de Feira 2025
Um momento que empolgou a plateia foi a participação do grupo liderado por Russo Passapusso e Roberto Barreto no show de Rachel Reis. Juntos, eles apresentaram "Alvoroço", parceria presente no álbum "Divina Casca", lançado pela cantora no último dia 15. A performance ao vivo foi marcada por um espetáculo de dança e luzes, além dos aplausos dos conterrâneos da artista, que demonstravam muita admiração e orgulho.
"Tive a sorte de Russo e o Baiana terem aceitado o convite. Eu percebia que tinha uma expectativa dos fãs de rolar um feat e eu sou fã de Baiana. A música deles me influencia muito, a produção deles me influencia", disse, em entrevista ao g1.
Rachel Reis e Russo Passapusso cantam juntos em Feira de Santana
Divulgação/PMFS
O novo projeto de Rachel Reis, que conta com 15 músicas autorais, também faz um tributo ao cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor. Ela afirma que sempre se inspirou nas canções do músico, que reforçam a identidade negra e falam de amor.
"A composição dele me influencia muito. Eu adoro o jeito como ele escreve sobre as coisas, de um jeito muito natural. (...) Isso sempre me inspirou", destacou a artista, que ainda não teve a chance de conhecer o ídolo, porém, sonha com esse momento.
Rachel também apresentou outros sucessos da trajetória, como "Desatei", canção lançada em 2023, "Motinha" e "Maresia", que entrou para a trilha da novela "Fuzuê", "Bateu", da novela "Renascer"; e "Melaço", de "No Rancho Fundo" - todas as novelas são da TV Globo.
Rachel Reis celebra sucesso com canção em novela e se firma como uma das principais vozes da música baiana
Rachel Reis em show na pré-Micareta de Feira
Maylla Nunes/g1 Feira e região
A feirense ainda lembrou momentos em que cantava em barzinhos para um pequeno público na cidade. Ela destacou que, na época, ela nem sonhava e ser indicada ao Grammy Latino logo no primeiro trabalho profissional. "É bom demais estar em casa, olhar para trás e ver tudo o que a gente conquistou com muito trabalho. Carrego as minhas raízes, por onde for", afirmou.
Ao g1, a tia da cantora, Denise Cerqueira, destacou a emoção de ver o sucesso da sobrinha. "Nunca tinha assistido a um show dela. Estou muito feliz de ver uma menina jovem brilhando assim, nunca imaginei uma proporção dessa. Show lindo, letras lindíssimas, eu não sei nem como relatar o que estou sentindo".
LEIA MAIS:
Guia do folião: confira tudo o que você precisa saber para curtir a Micareta de Feira de Santana
Comércio e serviços: veja os horários de funcionamento durante o feriadão
Encontro de culturas com BaianaSystem
Russo Passapusso exibe a bandeira de Feira de Santana durante show
Divulgação/PMFS
Também natural de Feira de Santana, Russo Passapusso descreveu o retorno à cidade natal para um show após 13 anos como "uma sensação maravilhosa". Ao falar com a imprensa, ele destacou seus laços com a região.
"Tem a Bahia do litoral e a Bahia do sertão. Elas se cruzam, então, todas as lembranças de composição da gente sempre estavam fincadas nisso, era matéria-prima", analisou, antes de subir no palco.
Já diante do público, Russo emocionou os participantes ao erguer a bandeira do município. “Cantar aqui é como voltar ao umbigo do mundo. Feira é onde tudo começou. Eu carrego essa cidade na voz, no corpo e no som”.
No repertório, o BaianaSystem incluiu grandes sucessos como Playsom, Lucro, Capim Guiné, Reza Forte e Sulamericano, que incendiaram os fãs. O show ainda teve participações de Dionorina, ícone do reggae nacional e referência da cena cultural feirense, e Lazzo Matumbi, com sua voz poderosa e presença marcante.
Dionorina, cantor de reggae de Feira de Santana, ao lado de Robertinho Barreto
Divulgação/PMFS
Nas palavras de Robertinho, essas parcerias refletem a essência do BaianaSystem. "Fomos moldados com isso. Tudo o que fazemos de reggae, de música pacificadora, de música afro, urbana, baiana são seguindo esses passos".
"Para mim é maravilhoso estar presente junto a nova geração de músicos da Bahia e mandando para o mundo e para mim, com 72 anos, fazendo Micareta desde 1982, esse é o maior presente e o maior cachê que já recebi”, afirmou o "reggae man" Dionorina.
Palco na Micareta homenageia o cantor e compositor Bel da Bonita; confira programação
BaianaSystem recebeu Lazzo Matumbi em show na pré-Micareta de Feira
Maylla Nunes/g1 Feira e região
Valorização local
O grupo de samba Quixabeira da Matinha, da Comunidade Quilombo dos Pretos, no distrito da Matinha, deu início aos trabalhos, antes, das atrações principais.
Sob a batuta de dona Chica do Pandeiro, uma das fundadoras da Quixabeira, os músicos utilizaram vestimentas que fazem alusão à comunidade negra e destacaram as valorizações culturais deixadas pelos negros africanizados que viveram na Bahia no passado.
Com mais de 40 anos de estrada, a Quixabeira da Matinha mostrou por que é referência na preservação das tradições musicais do sertão. Como destacou o vocalista Guda Moreno, os sambadores, como são chamados, apresentaram um show com cultura e ancestralidade, um "cruzamento do samba de roda com a musicalidade africana e moderna do BaianaSystem".
Russo Passapusso ao lado dos músicos da Quixabeira da Matinha
Divulgação/PMFS
Micareta vai de quinta a domingo
A Micareta de Feira de Santana acontece entre os dias 1º e 4 de maio no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana. "Arte, Axé e Alegria" será o tema da festa este ano, que vai homenagear os 40 anos da axé music e os 80 anos do ilustre artista plástico feirense Juracy Dórea.
Conheça 12 personalidades que levaram o nome de Feira de Santana pelo mundo
Veja abaixo a lista de artistas foram confirmados no evento:
Bell Marques
Claudia Leitte
Tomate
Thiago Aquino
Mari Fernandez
Durval Lelys
Timbalada
É o Tchan
Luiz Caldas
Léo Santana
Xanddy Harmonia
Psirico
Robyssão
Toque Dez
Tony Salles
Asas Livres
Sifarley
Olodum
O Kanalha
Escandurras
La Fúria
Tayrone
Armandinho
Filhos de Jorge
Oh Polêmico
Paulo Bindá
Djalma Ferreira
Márcia Porto
Dionorina
Maryzélia
Netto Brito
O Arrastão da Micareta de Feira também foi confirmado nesta semana, pela prefeitura municipal. A banda Timbalada vai comandar o desfile, que acontece no dia 5 de maio. A realização do evento passou por um estudo por parte da prefeitura municipal. Além do Arrastão, a banda Timbalada também se apresentará na programação oficial da festa.
LEIA MAIS:
Banda Timbalada é confirmada como atração do Arrastão da Micareta de Feira 2025
Thiago Aquino, Léo Santana, Bell e mais: veja as atrações confirmadas na Micareta de Feira
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻